Linha do Tempo

1962
Constituição da Cooperzem

A Cooperzem foi constituída no dia primeiro de março de 1962, com o nome de Cooperativa de Eletrificação Rural de Armazém - Cooperzem.

Ela surgiu para suprir a necessidade de infraestrutura de energia, visando o desenvolvimento da região formada pelos municípios de Armazém, São Bonifácio e São Martinho. Antes disso, o fornecimento de energia elétrica estava restrito à população urbana.

Foi neste contexto que a ideia do cooperativismo se fez presente superando dificuldades como contratação de pessoal qualificado, dificuldade de acesso para a construção das redes e o elevado custo dos investimentos. A organização em forma de cooperativa foi o meio adequado para atender os anseios da comunidade e levar energia elétrica a 100% dos moradores.

1976
Fundação

A Cooperzem foi fundada em 6 de novembro de 1976, oportunizando aos moradores de Armazém, São Bonifácio e São Martinho tornarem-se associados a empresa, fazendo parte da cooperativa de eletrificação.

 

1994
Rio do Poncho I

Para atender a demanda de energia, abastecendo a população, duas usinas hidrelétricas, instaladas em Rio do Poncho, foram construídas.

A primeira usina construída foi inaugurada no dia 27 de agosto de 1994.

1998
Rio do Poncho II

Após quatro anos da inauguração da primeira usina, a Cooperzem inaugurou sua segunda usina, no dia 15 de novembro de 1998.

2009
Criação da Cooperzem Geração

Em 24 de julho de 2009, respeitando as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Cooperzem passou a ser dividida internamente em duas empresas: Cooperzem Cooperativa de Geração de Energia Elétrica e Cooperzem Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica. Foto da assembléia.

2009
Inauguração Almoxarifado de Santa Maria

Com o intuito de aprimorar a qualidade no atendimento ao associado, em 13 de junho de 2009, a Cooperzem inaugurou o Almoxarifado de Santa Maria. 

2015
Nova Hidrelétrica em fase de final de construção

A inauguração da terceira geradora da Cooperzem, a PCH Volta Grande, está prevista para 2016.